Nova era da consciência ambiental para as empresas afeta principalmente a indústria automobilística!! Com isso novas formas de tecnologia são criadas. Uma empresa de automóveis européia desenvolveu um carro literalmente revolucionário, movido a ar comprimido. O Air Car tem que ser ligado a uma tomada, permitindo um compressor a bordo pressurizar o tanque de ar do carro. Isso leva cerca de quatro horas, após o tanque cheio o ar frio é liberado dando potência ao veículo. Apenas ar fresco em uma baixa temperatura é que sai pelo tubo de escape.

Essa tecnologia faz o carro mover-se a 56km/h. Para ir mais rápido é preciso de um motor convencional que aquece o ar, liberando-o mais rápido o carro consegue mais potência. Uma start-up francesa já tem planos para lançar o carro na América em meados de 2011, o objetivo é lançar custando aproximadamente £ 12.500 – R$ 39 600.

A MDI já criou um ar carro e o chamou de AirPod. As companhias aéreas Air France e KLM estão a começarão a testá-lo a partir deste mês, para utilização em torno dos aeroportos.

A tecnologia não deve soar muito estranho. É semelhante aos motores de combustão interna – convencionais em carros – a principal diferença é o combustível. “Cada carro que você vê por aí, exceto um carro elétrico, é um carro a ar comprimido”. “É preciso ar na cabine para empurrar o pistão, e o único modo que você empurrar o pistão é através de pressão.” – Vencat – Chefe Executivo da ZPM. Agora é esperar pra ver se o conceito toma forma e as ruas de nossas cidades poluentes.

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments