Tudo sobre Maçonaria – Veja como funciona

Todos falam mas nem todos sabem como realmente funciona a maçonaria!

Leia e tente entender como funciona essa instituição.

Maçonaria curto grosso

Todos sabem que a Maçonaria desperta o interesse da sociedade há séculos. De acordo com o Instituto Paramaçônico de Estudos e Pesquisas, “a Maçonaria é uma instituição essencialmente filosófica, filantrópica, educativa e progressista”. Filosófica porque busca a essência das causas naturais. Filantrópica porque não visa obter lucros próprios, mas sim arrecadar recursos para o gênero humano. Progressista porque acredita na ciência e na sua evolução sem limites. A Maçonaria não é uma religião, porém é religiosa, pois acredita na existência de um único criador, o qual chamam de Grande Arquiteto do Universo. Possuem três lemas: Ciência, para elevar o espírito humano, Justiça, para permear as relações humanas, e Trabalho, que propicia ao homem sua dignidade.

A Maçonaria aceita o ingresso de qualquer pessoa, do sexo masculino, íntegro e de reputação ilibada. Essa reputação é verificada, assim como a vida no lar, com sua família, e a vida nos negócios, como trabalhador. Nenhuma pessoa poderá ingressar na Maçonaria se não houver unanimidade de aceitação pelos maçons. É analisado também o pedido de filiação, verificando a seriedade dos motivos ali alegados. Não é necessário que o homem interessado em ingressar na Maçonaria abdique de sua religião. Um dos princípios é a tolerância. Porém, é necessário que acredite na existência de um único criador, isto é, em Deus. A Maçonaria não é uma sociedade secreta, mas sim discreta. Seus ensinamentos e estudos são amplamente conhecidos no mundo todo e sua admissão não é extremamente rigorosa, apenas cuidadosa. O que não é revelado são os símbolos que os maçons possuem para se reconhecerem no mundo todo.

A Maçonaria é considerada por muitos como uma Seita Religiosa. Ocorre que existem imensas diferenças entre os dois. Enquanto a Seita impõe questões que o candidato é obrigado a aceitar, às vezes sem questionamentos, a Maçonaria preza pela liberdade de pensamento. Ela não impõe nenhum conhecimento.

Ao contrário, ela oferece subsídios para que o novo integrante chegue às suas próprias conclusões. Existem várias formas de ingresso na Maçonaria. A aproximação entre o candidato e a Loja pode-se dar por indicação direta de um membro da Loja, por convite oficial da Loja ou por solicitação direta do candidato. O candidato deve manter sua mente aberta, pois o ingresso na Maçonaria exige estudos que mudam toda a percepção do indivíduo. Os Maçons costumam falar que “a porta para entrar é muito pequena, mas a porta para sair é muito grande”, mostrando logo sua face filosófica.

Comentários

comentários

2 comentários em “Tudo sobre Maçonaria – Veja como funciona

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *